quinta-feira, 11 de abril de 2013

Réplica da Mamã Muxima em trânsito para Argentina





Réplica da Mama Muxima, transportada por fiéis católicos
Réplica da Mama Muxima, transportada por fiéis católicos


Luanda - A réplica da estátua da Mamã Muxima (Mãe do coração) foi transladada hoje, da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Muxima, município da Quissama, em Luanda, para o templo da Sagrada Família, de onde partirá esta quinta-feira para o Santuário de Louran, na Argentina.
Vários peregrinos acompanharam emocionados, em procissão, a retirada da réplica do interior da igreja, com muitos louvores, devoções e pedidos, até a Sagrada Família, onde será despedida para o país em que nasceu o actual Papa da Igreja Católica.
De acordo com o reitor do Santuário da Muxima, padre Albino Reis, este foi um momento muito importante, na medida em que a fé é universal, uma comunhão eclesial com os irmãos da Argentina, assim como é uma projecção internacional da santa angolana.
Considerou importante explicar aos fiéis que esta que está a ser levada para Argentina é uma réplica, ou cópia da original que permanece na Muxima, por isso aconselha serenidade àqueles que se mostraram preocupados com a peregrinação.
“Queremos dizer aos nossos fiéis que devemos encarar esta ida da Mamã Muxima à Argentina com muita alegria e júbilo, porquanto estaremos a internacionalizar a nossa religiosidade”, disse.
Trajada de azul e branco, a estátua exibe uma coroa dourada e um terço entre os dedos. Tem aproximadamente um metro de altura e está presa sobre uma base de madeira. Ela será exposta no Santuário de Louran, na Argentina, onde se encontram várias outras de outros países do mundo.
A réplica está a ser acompanhada pelo Arcebispo Emérito do Lubango, Dom Zacarias Camuenho, os bispos do Uije, Dom Emílio Sumbelelo, do Kuito, Dom José Nambi, de Mbaza Kongo, Dom Vicente Kiazico e de Menongue, Dom Mário Lucunde e vários outros devotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário